Indicadores de Produção

Níveis de atividade física e aptidão funcional em idosos…

Autores

José Marmeleira, Guilherme Raquel, Hugo Folgado, Armando Raimundo
 

Título

Níveis de atividade física e aptidão funcional em idosos da região do Alentejo, Portugal

Publicado

Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento, vol.3 nº2 Agosto 2017, pp.955-965

Abstract

Objetivo: O objetivo deste estudo foi relacionar os níveis de atividade física, quantificados através de acelerometria, com o nível de aptidão funcional em idosos da região do Alentejo, Portugal.
Métodos: Foram avaliados 55 homens e 100 mulheres, com 65 anos ou mais, para a inten- sidade da atividade física diária através de acelerómetros e para aptidão funcional através da bateria Senior Fitness Test. Foram analisadas as associações entre a aptidão funcional e o tempo passado em atividade física a diferentes intensidades.
Resultados: Foram encontradas associações negativas entre o tempo de atividade seden- tária e a resistência aeróbia, a flexibilidade do trem superior e a agilidade. Por outro lado, o tempo de atividade física leve e moderada apresentaram uma associação positiva com a força, a flexibilidade do trem superior, a agilidade e a resistência aeróbia, tanto nos dias de semana como nos dias de fim-de-semana. Resultados semelhantes foram encontrados para o tempo passado em atividade física moderada.
Conclusões: Os idosos mais ativos apresentam melhor aptidão funcional. Os resultados des- te estudo reforçam a importância de promover a atividade física e reduzir os comporta- mentos sedentários para melhorar a aptidão funcional e a autonomia nos idosos.

Keywords

Envelhecimento; Aptidão física; Atividade física; Acelerometria