Laboratório de Gerontopsicomotricidade

O Laboratório

A criação de um laboratório de Gerontopsicomotricidade para conceber e testar os programas de intervenção mais eficazes. Este último não aparece como um dos objetivos explícitos, mas em termos operacionais, para nós, é fundamental criar este laboratório.

E uma parte significativa que este projeto recebeu vai ser canalizada para a montagem deste laboratório, que ficará nas instalações da Escola de Enfermagem de Évora, porque fica no recinto do hospital e é atrativo para os idosos e suas famílias se deslocarem até lá. Este laboratório, durante todo o tempo que funcionar, prestará sempre serviços gratuitos a toda a população que dele necessitar.

Esta é uma das condições do projeto e do seu financiamento. Com este projeto não podemos criar serviços que sejam cobrados às populações. Os investimentos de natureza imaterial, e aqui entra a parceria com a CNIS, apesar de não ter aqui o nome das instituições onde iremos começar a recolher dados estão situados maioritariamente no concelho de Évora, mas inclui outros, como Reguengos de Monsaraz, Arraiolos, Montemor-o-Novo, Estremoz e Mora.

Em termos de resultados esperados, pretendemos obter indicadores, conseguir a patente de um equipamento potencialmente comercializável, isto tem um kit associado com testes e dispositivos multimédia de avaliação, diagnóstico e prescrição de medidas/programas preventivos, e aumentar a segurança dos idosos do Alentejo, diminuindo as quedas e consequentes lesões, bem como da violência exercida sobre os idosos. A equipa de investigação é grande e engloba pessoas de diferentes áreas da Universidade, como a enfermagem e da saúde mais geral, do desporto e motricidade humana e da área da informática.

[…]

Felismina Mendes
Encontro de IPSS Promotoras de Saúde. Setembro, 2016